PARCELAMENTO DO SOLO URBANO – LEI  nº 6766/79

O parcelamento do solo tem a finalidade de ordenar o espaço urbano destinado a habitação, sendo o mesmo regulamentado pela LEI nº 6766/79 e tendo como objetivo desenvolver as diferentes atividades urbanas, com concentração equilibrada das atividades e de pessoas no município, mediante o controle do uso e aproveitamento do solo.

O parcelamento consiste na subdivisão de gleba, situada em zonas do território municipal urbano em lotes destinados a edificação. Poderá ser de dois tipos: loteamento ou desmembramento. Art 2º.

do loteamento: “§ 1° – Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes”.

– do desmembramento: “§ 2° – Considera-se desmembramento subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.”


Para a implantação de um loteamento ou desmembramento para fins urbanos, o loteador deve se submeter aos termos da Lei Federal 6.766/79, com as alterações advindas da Lei 9.785/99 e, também, à legislação municipal respectiva.  Isso quando a gleba estiver localizada em zona urbana ou de expansão.
Quando se tratar de parcelamento de imóveis rurais para fins urbanos ou de expansão urbana, o loteador deve se ater aos termos do Decreto-Lei 58/37 e à Instrução nº 17-B do INCRA, que dispõe sobre o parcelamento de imóveis rurais para fins urbanos ou de expansão urbana e outras modalidades de parcelamentos rurais.

O que é a indústria 4.0?
 

A Indústria 4.0 é um conceito que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem com o objetivo de promover a digitalização das atividades industriais melhorando os processos e aumentando a produtividade. 

Quais são as principais tecnologias da Indústria 4.0?

A incorporação da Robótica Avançada, dos Sistemas de Conexão Máquina-Máquina, da Internet das Coisas e dos Sensores e Atuadores utilizados nesses equipamentos possibilita que máquinas “conversem” ao longo das operações industriais.

Isso pode permitir a geração de informações e a conexão das diversas etapas da cadeia de valor, do desenvolvimento de novos produtos, projetos, produção, até o pós-venda.

Quais os benefícios da industria 4.0?  

Os benefícios alcançados com a implantação da indústria 4.0 são muitos. O uso das tecnologias digitais na indústria permitiram aumentar em 22%, em média, a capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas dos segmentos de alimentos e bebidas, metalmecânica, moveleiro, vestuário e calçados. 

Muitos ainda acreditam que falar de indústria 4.0 é falar de ferramentas complexas, extremamente caras, e que somente grandes empresas com atuação internacional têm acesso ao novo modo de produção. 

Quais os desafios da Indústria 4.0 no Brasil?


O desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil envolve desafios que vão desde os investimentos em equipamentos que incorporem essas tecnologias, à adaptação de layouts, adaptação de processos e das formas de relacionamento entre empresas ao longo da cadeia produtiva, criação de novas especialidades e desenvolvimento de competências, entre outras.

O cruzamento de informações que permite conectar o pedido de compra, a produção e a distribuição de forma autônoma, sem que pessoas precisem tomar decisões a todo o momento, por exemplo, exigirá novas formas de gestão e engenharia em toda a cadeia produtiva.

Quais os impactos da Indústria 4.0 no Brasil?


Pesquisas, realizadas por diversas consultorias, têm estimado os impactos que o avanço da digitalização da economia poderá ter sobre a competitividade do Brasil. A Accenture, por exemplo, estima que a implementação das tecnologias ligadas à Internet das Coisas deverá impactar o PIB brasileiro em aproximadamente US$ 39 bilhões até 2030.

O ganho pode alcançar US$ 210 bilhões, caso o país crie condições para acelerar a absorção das tecnologias relacionadas, o que depende de melhorias no ambiente de negócios, na infraestrutura, programas de difusão tecnológica, aperfeiçoamento regulatório etc.

McKinsey estima que, até 2025, os processos relacionados à Indústria 4.0 poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%, reduzir o consumo de energia entre 10% e 20% e aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%.

Além desses impactos, haverá toda uma série de possíveis consequências da disseminação e da consolidação da Indústria 4.0, que exigirão uma nova concepção de política industrial para o Brasil.

Qual a propostas para a Indústria 4.0 no Brasil ?
 

Em alguns países, a Indústria 4.0 já começou a se tornar realidade, inclusive com o apoio dos governos das principais potências econômicas, que a tem colocado no centro de suas estratégias de política industrial.

Isso cria um duplo desafio para o Brasil, pois, além de buscar a incorporação e o desenvolvimento dessas tecnológicas, é preciso fazê-lo com relativa agilidade a fim de evitar que o gap de competitividade entre o Brasil e alguns de seus principais competidores aumente.

Além disso, como vem ocorrendo em outros países, a difusão das tecnologias da Indústria 4.0 no Brasil não atingirá todos os setores da mesma forma e ao mesmo tempo. O nível de heterogeneidade da nossa indústria exigirá que as políticas sejam adaptadas para diferentes conjuntos de setores e de empresas, que assumirão velocidades e condições diferenciadas.

Nesse contexto, a CNI está elaborando, no âmbito do Conselho Temático Permanente de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico (COPIN), uma agenda de propostas sobre o tema. A agenda aborda sete dimensões prioritárias para o desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil.

Fonte pesquisa :          Portal da Industria – CNI – SESI – SENAI – IEL

Dicas para atrair passarinhos no jardim

Aves lindas podem aparecer no seu jardim. 

Um jardim é um pequeno ecossistema, uma ilha de natureza em meio à selva de pedra dos grandes centros urbanos. Eles nos proporcionam momentos de relaxamento, de se conectar com a natureza e se desintoxicar das energias da cidade. Da mesma forma, essas ilhas funcionam para as pequenas aves silvestres que vem nos alegrar com seu canto e suas cores.

Apesar de alguns passarinhos terem se adaptado às cidades, a grande maioria deles busca seu habitat em parques, de árvore em árvore e de jardim em jardim. Nós podemos proporcionar a eles ambientes agradáveis, onde possam vir se alimentar, descansar e viver. Em troca, nosso jardim ganha novos movimentos, cores e sons maravilhosos, que tornam a nossa experiência mais holística e contemplativa. Além disso, as pequenas aves nos ajudam a controlar pragas das plantas, comendo uma lagartinha aqui, um pulgão ali. Elas enriquecem o próprio cardápio e livram nossas plantas desses bichinhos indesejáveis.

Para atraí-las, seguem dicas simples de implementar:

1. Plante espécies atrativas:

Frutas pequenas e coloridas costumam atrair os passarinhos.

Antes de qualquer coisa, pense em adquirir e privilegiar um ambiente natural, com espécies de plantas que são atrativas aos passarinhos, seja por oferecerem alimento, seja por oferecerem abrigo. Um jardim sem frutas e flores pode até ser um local de descanso, mas pode ser muito mais com plantas frutíferas. Árvores que produzem pequenos frutos geralmente são as favoritas, tais como o araçá, a uva-do-japãojabuticabapitanga e a amora. As com ramagem densa e ramificada são próprias para fazer ninhos. As espécies de flores nectaríferas são adoráveis para os beija-flores, e serão um grande sucesso se florescerem o ano inteiro, como a flor-de-coral.

Os beija-flores costumam disputar os alimentadores.  

Se as plantas que fornecem alimento frutificarem ou florescerem no inverno, será ainda melhor, visto que nessa época geralmente a oferta de comida é escassa e o seu jardim se tornará um verdadeiro oásis para as aves.

2. Ofereça alimento:

A primeira idéia que surge na mente das pessoas na hora de atrair pássaros, é oferecer alimento. Mas, apesar de parecer muito fácil, não é bem assim. O ideal é que se pesquise sobre as espécies que se deseje atrair e ofereça alimentos que fazem parte do cardápio natural. Um erro muito comum é oferecer pão, arroz e farinha de milho, geralmente jogados no chão. Estes alimentos são pobres em nutrientes e costumam atrair muitos pombos, além de ratos e camundongos, estimulando sua rápida reprodução, em detrimento de aves nativas. Passarinhos preferem frutas frescas e sementes inteiras, que são mais nutritivas e saborosas. Comece oferecendo mamão e banana, além de misturas de grãos próprios para passarinhos. Você pode utilizar até aqueles bastões de grãos gelatinizados, para pendurar em árvores e varais por exemplo.

Blocos mistos com sementes e grãos podem ser pendurados no alto das árvore.  

Alimentadores adequados, que fiquem acima do solo e preferencialmente em locais mais altos, também encorajam as aves mais tímidas a se aproximar. Utilize alimentadores que sejam convidativos e fáceis de serem higienizados frequentemente. Mantenha-os em locais sem acesso a cães e gatos. Se utilizar alimentadores para beija-flores, lembre-se de lavá-los e trocar a solução açucarada diariamente.

3. Construa ninhos:

Ninhos artificiais, além de servirem para refúgio, descanso e reprodução das aves, ainda acrescentam um charme delicado ao jardim. Compre ninhos prontos ou construa seus próprios ninhos, cuidando para que tenham tamanho interno adequado, assim como o orifício de entrada.

Com materiais simples, pode-se montar verdadeiros condomínios para abrigar os pássaros no jardim. 

É importante que estes ninhos sejam limpos a cada ano ou ciclo reprodutivo, evitando assim uma possível transmissão de doenças entre as aves. Uma boa impermeabilização vai garantir maior durabilidade dos materiais e facilitar a limpeza. Fuja dos modelos unicamente decorativos, que muitas vezes não são preparados para aguentar as intempéries do jardim e podem colocar as pequenas aves em risco, além de se estragarem rapidamente.

4. Ofereça água:

A água servirá tanto para matar a sede, quanto para os divertidos banhos que os passarinhos gostam de tomar no calor. Mas lembre-se de manter a água sempre limpa e fresca, evitando a disseminação de doenças entre as pequenas aves. Não esqueça, quando você decide interferir na natureza, você se torna responsável também por suas ações. A água parada também poderá se tornar um foco para a reprodução de mosquitos, como o mosquito da dengue, portanto limpeza frequente é primordial.

Até mesmo os beija-flores apreciam banhos refrescantes.  

Uma simples bacia com água já será suficiente para as aves. Se desejar uma opção mais sofisticada poderá se utilizar de pias batismais, bem charmosas, e até mesmo pequenos chafarizes, que aliás são muito atrativos para as aves, que preferem água corrente.

Se você já tiver, ou estiver pensando em criar um laguinho ornamental no seu jardim, vá em frente e dispense outras soluções. Quanto mais natural e inserida harmonicamente no ambiente for a fonte de água, mais sedutora ela será para os passarinhos.

5. Ofereça areia:

Não é raro ver pardais e canários tomando banhos de areia. 

Isso mesmo! Muitos passarinhos gostam de tomar banhos de areia, que ajudam a eliminar os parasitas. Além disso eles precisam ingerir alguns grânulos regularmente. Estes grãos de areia se alojam na moela, um órgão especial, que ajuda a quebrar e descascar sementes duras, facilitando a sua digestão. Mantenha o local com areia sempre sob o sol, e revire regularmente para manter o material limpo. O sol aquece a areia eliminando possíveis microorganismos que ali tenham se alojado.

É interessante adicionar à areia, farinha de cascas de ovos. O calcário de conchas também pode ser utilizado para tornar a areia uma rica fonte de cálcio para os passarinhos.

Por fim, tenha paciência. Os passarinhos não surgem da noite para o dia. São animais silvestres e muito ariscos na maioria das vezes. Eles vão aos poucos descobrindo e aprendendo sobre os novos lugares legais para um lanchinho ou descanso. Vá enriquecendo o seu jardim e quando você menos esperar eles estarão à sua vista, para serem admirados em todo seu esplendor.

Fonte: Jardineiro. net

Pular para o conteúdo